Oii
Bom, como o prometido, vim postar alguma coisa sobre a matéria de física.
Eu ia explicar detalhadamente todas as três leis de newton, mais não axo tão necessário, ja que a primeira e a terceira não vem ao caso no primeiro ano. Enfim, na 1ª e na 3ª lei, só vou dar uma pincelada rápida.
1ª lei de Newton (Lei da Inércia)
"Todo corpo tende a manter seu estado de movimento, seja ele o repouso ou o movimento retilíneo uniforme (MRU)"
Essa teoria é super simples, quase nem precisaria de explicação ¬¬'
Bom. Essa lei diz que todo corpo, seja como estiver, vai sempre manter seu estado de movimento, ou seja, se ele estiver parado (em repouso), vai continuar parado até que uma força atue sobre ele. Se um
corpo estiver em movimento, ele vai continuar em movimento, até que uma força atue sobre ele fazendo com que ele pare.
3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação)
"Para toda a ação existe uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentidos opostos"
Bom. Essa lei diz que para toda a ação existe uma reação. Se um corpo A, aplicar uma força sobre um corpo B, o corpo B instantaneamente irá aplicar outra força sobre o corpo A com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos. Por Exemplo:
Quando sentamos numa cadeira, se ela não aplicasse uma força pra nos impulsionar para cima, nós cairíamos. É como a explicação anterior, nós somos o corpo A, e a cadeira é o corpo B.
Se não ficou muito claro, poste um comentário que vamos procurar explicar de outra forma.
2ª Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)
"A força aplicada sobre um objeto é diretamente proporcional a aceleração do corpo"
Essa é lei que iremos estudar agora. Então vamos lá.
Teremos que descobrir a aceleração do objeto de menor peso, que obviamente será o objeto que será puxado pelo objeto de maior peso na roldana.
Para começar, temos de saber quanto vale a gravidade, que é 9,80665, mas vamos calcular como sendo 9,8, que é para facilitar os cálculos. Ok, abaixo vemos um dos cálculos usados para medir a aceleração do corpo. Para resolvermos o problema, podemos ver que na imagem, atuam duas forças: A= 4kg. e B= 8kg . Para resolvermos, teremos de aplicar uma formula sobre elas, para descobrirmos o valor de Newton, multiplicando a massa pelo valor da gravidade (9,8).
Depois, iremos calcular o que nos interessa, a aceleração do objeto. Para descobrirmos, temos que subtrair o valor maior, pelo valor menor, ou seja, Pb - Pa. Depois, é simplesmente o processo de substituição aprendida desde a 6ª série. E pronto, temos o valor correto da aceleração dos dois objetos.
Pa=m.g Pb=m.g
Pa=4 . 9,8 Pb=8 . 9,8
Pa=39,2N Pb=78,4
Pb - Pa = g . a
Pb - Pa = 9,8 . a
78,4-39,2=9,8 . a
39,2=9,8 . a
39,2/9,8=a
a=4m/s²
Bom,
É isso aí. Qualquer dúvida, deixe comentários
Abraços,
Eduardo P.